FANDOM

Lexa
12190042 983015921761112 768914803891709021 n
Background information
Nome completo Léa Cristina Araújo da Fonseca
Cidade Rio de Janeiro, RJ
Nascimento 22 de fevereiro, 1995
Idade 20
Aliases Princesa do Pop Brasileiro
Ocupação Cantora, Compositora
Gênero Pop, R&B
Gravadoras Som Livre
Galeria · Parentes · Fatos

Lexa e uma cantora e compositora brasileira, ela e mais conhecida pelo single Posso Ser e Para de Marra.

BiografiaEdit

Fluminense nascida na cidade do Rio de Janeiro, Lexa, com o apoio da família, largou a faculdade para dedicar-se profissionalmente à música assim que teve oportunidade. Apaixonada por matemática, a cantora chegou a trabalhar na área administrativa de uma construtora e ainda passou em dois cursos no vestibular da Federal do Rio de Janeiro. O apelido Lexa foi dado pela mãe, que é produtora musical, quando tinha apenas 3 anos de idade. Trata-se da junção do nome Léa e do nome da apresentadora Xuxa (Lé + xa], já que a mãe da cantora era muito fã da Rainha dos Baixinhos. Ainda na infância, começou a fazer aulas de canto, piano e violão. Sua primeira apresentação em cima de um palco aconteceu quando tinha 16 anos de idade. Lexa também trabalhou em uma padaria antes de investir na carreira musical e já morou nas capitais Brasília, Belém e São Paulo.
12274266 991422164253821 4774910371104373545 n

Lexa cantando e tocando piano

CarreiraEdit

2014–presente: DisponívelEdit

Em dezembro de 2014 é lançado o primeiro single oficial de Lexa, a canção Posso Ser, que atingiu o Top 30 na parada Hot 100 Airplay, da Billboard Brasil. O videoclipe da música levou 15 horas para ser gravado e contou com direção de Raoni Carneiro. O EP Posso Ser foi lançado em março de 2015 pela gravadora Som Livre contendo 4 faixas, entre elas a faixa Posso Ser, divulgada como primeiro single. No mês de abril é lançada a versão Premium do EP, contendo uma faixa bônus intitulada Deleta. Em junho é lançado o segundo single do projeto, a canção Para de Marra, cujo videoclipe foi lançado no mês de julho e mostra Lexa e suas dançarinas num cenário urbano. Um viaduto desativado na Zona Norte do Rio de Janeiro foi usado como cenário para o videoclipe. No dia 18 de setembro de 2015 é lançado o álbum de estreia de Lexa, intitulado "Disponível", contendo treze canções, incluindo as cinco faixas lançadas previamente no EP "Posso Ser". A cantora explicou o título do álbum: “O nome do CD traduz o que estou vivendo nesse momento. Estou disponível para o trabalho, para os meus fãs, para quem quiser me conhecer.” A faixa-título do álbum, Disponível, foi lançada como primeiro single do disco no mesmo mês. Em 26 de outubro é liberado para as rádios o segundo single do álbum, a balada "Pior Que Sinto Falta", cujo videoclipe foi lançado no mesmo dia.
12049239 970190516376986 5436142922866861147 n

Lexa e sua primeira viagem para os EUA

Características musicaisEdit

Estilo musical e temasEdit

Para Lexa, seu seguimento pode ser classificado como "Pop funk", devido à sua sonoridade, que mistura elementos do funk melody com uma forte influência da música pop: "Meu segmento é Pop funk. O funk está cada vez mais pop, com as letras mais saudáveis. Está entrando nas rádios e se comunicando melhor com as pessoas. É esse funk que eu faço, o funk que me escolheu." A música de Lexa também apresenta outros gêneros e influências, como o R&B em "Bem Resolvida" e o Electropop na faixa "Deleta". O feminismo, a mulher independente, são temáticas retratadas com frequência na música de Lexa. Questionada sobre o assunto, a cantora se posicionou: "Eu me considero feminista sim. Eu acho que a gente pode fazer tudo que a gente se sente bem. Arcando com todas as coisas que a gente fala, com todas as responsabilidades, eu acho que a gente pode fazer tudo que é bom para a gente. A mulher já sofre um preconceito historicamente falando. Mulher vive quebrando paradigmas. Mulher no funk é uma quebra brutal do paradigma, sabe? Cantando um estilo feminista então… Eu defendo muito essa bandeira."

InfluênciasEdit

Na música nacional, Lexa cita, entre suas principais referências, cantoras como Sandy, Marisa Monte e Ivete Sangalo, apontando Sandy como seu maior ídolo da música brasileira: “Sou apaixonada pela Sandy. Só de saber que ela viu meu clipe, chorei. Se um dia encontrar ela, não sei o que acontece. Sou fã dela desde pequenininha. No meu aniversário de oito anos teve uma dupla cover de Sandy & Junior. Minha mãe fez isso. Amo muito a Sandy“. Já na música pop internacional, a cantora cita como suas principais influências Beyoncé, Alicia Keys, Michael Jackson, Katy Perry, Ariana Grande e Demi Lovato, além da banda de rock Guns N' Roses.

Ad blocker interference detected!